Clique aqui para acessar o site da Revista Mineração.

 

NOTÍCIAS
Folha Vale do Paraopeba

“Parada por uma Betim mais leitora” irá ocupar o centro da cidade

 Atividade faz parte da Semana da Leitura que acontece nas quatro instituições do Pólo Ler & Ler

Livros que parecem nascer em árvores, personagens de clássicos da literatura, cochicho de poesias em canudos coloridos e outras intervenções serão realizadas nesta sexta-feira, dia 19, na Praça Tiradentes, em Betim. A “Parada por uma Betim mais leitora” faz parte da II Semana da Leitura, promovida pelas quatro instituições que fazem parte do Pólo Ler & Ler (Salão do Encontro, Ramacrisna, Instituto Griasc e Instituto Santa Casa - Incas). A atividade, que irá começar às 11h, contará com a participação de alunos e mediadores de leitura das instituições participantes, escritores e artistas locais.

“A ideia é movimentar o centro da cidade despertando o gosto pela leitura no público de todas as idades. Nós iremos mobilizar as pessoas que passarem pela praça de forma criativa”, afirma a gestora do projeto de leitura no Salão do Encontro, Cristina Santos. Durante a parada, também será realizado um abraço simbólico no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo.

A Semana da Leitura começou nessa segunda-feira, 15, com atividades para o público de todas as idades. A semana visa comemorar o Dia Nacional da Leitura (12 de outubro) e dar visibilidade aos projetos literários que são desenvolvidas na cidade. “Com a comemoração também queremos fortalecer o movimento por políticas públicas que incentivem a literatura no município”, destaca Cristina.

No Salão do Encontro, durante as comemorações da Semana da Leitura, alunos, funcionários e a comunidade do entorno foram surpreendidos com “Alameda de Livros”, livros espalhados pela instituição, “Arrastão da Mediação”, apresentações teatrais, “Arrastão do Cochicho”, cochichos de poesias. Na quinta-feira, haverá o lançamento do livro “Tudo de eu que há em mim”, de Guto Amaral. O autor também irá ministrar uma oficina de impostação de voz para mediadores de leitura. O encontro com o poeta está marcado para às 15h, na biblioteca do salão.

O Pólo Ler & Ler

Fundado em março de 2010, o Pólo Ler & Ler tem como objetivo o desenvolvimento de atividades articuladas que incentivem a leitura literária prazerosa, dentro e fora das bibliotecas, entre crianças, jovens e seus familiares. O pólo é coordenado por quatro organizações sociais da sociedade civil (Salão do Encontro, Ramacrisna, Griasc e Incas).

Durante todo ano, nas bibliotecas das quatro instituições, além do empréstimo de livros, são realizadas rodas de leitura, contação de histórias, bate-papo com autores, entre outras atividades. Entre 2010 e 2011, 10 mil livros foram emprestados e cerca de 5 mil foram adquiridos para as quatro bibliotecas. O Pólo conta com a parceria do Instituto C&A.

Mais informações:

Salão do Encontro
Assessoria de Imprensa
Jornalista: Letícia Alves
Telefone: (31) 3532-4911 (31) 3532-5100

Fonte: Salão do Encontro

Outras Notícias

PUBLICIDADE