Clique aqui para acessar o site da Revista Mineração.

 

NOTÍCIAS
Folha Vale do Paraopeba

A Parada do Orgulho LGBT de Betim chega a 14° edição em 2015. No domingo, 9 de agosto, das 12h às 19h, a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e simpatizantes irá se reunir na festa que, nesse ano, tem como tema “Paz, Amor e Respeito pra todos”. Nessa edição, a parada não desfilará pela cidade e as atrações serão promovidas na Av. Edméia Mattos Lazzarotti, próximo ao estacionamento da prefeitura, entre o quarteirão da Metal Sider  e da prefeitura.

A organização é da ONG Movimento Gay de Betim (MGB). O presidente Cléber Eduardo afirma que o tema foi escolhido pensando na atual situação vivenciada pela comunidade atualmente no país. “As pessoas estão cada vez mais intolerantes. E Betim vive um cenário de insegurança e violência contra a população de uma forma geral. A parada quer promover a unificação pela paz, pelo amor e que as pessoas possam se tornar menos intransigentes e mais compreensivas com o próximo”, ressaltou.

Para a festa ocorrer, uma estrutura de som e iluminação será montada para receber os shows das Drag Queens e transformistas, além das apresentações de  grupos de dança do ventre, axé, funk e pop rock, Bloco Malagueta e Dj’s. O grupo Onix fará o show de encerramento previsto para começar às 19 horas.

Violência durante a Parada em 2014

Cléber Eduardo conta que, no ano passado, a Parada perdeu o foco quando ocorrências como vandalismo, furtos, agressões e consumo de drogas, atrapalharam a festa. “Nós trabalhamos durante um ano para organizar justamente para aquela situação do ano passado não se repita. Decidimos trocar o local do evento e investir em segurança,” apontou.

Para resgatar a essência da parada e promover a cidadania e a visibilidade da comunidade LGBT de Betim, o MGB se uniu à prefeitura, por meio da Funarbe, Transbetim, e com a Polícia Militar. Diversas reuniões têm sido realizadas para garantir a segurança dos participantes. O 33º Batalhão da PM vai disponibilizar um efetivo de policiais e a Guarda Municipal também vai estar presente.  

Além dos efetivos, seguranças particulares – homens e mulheres – darão reforço ao trabalho dos policiais e dos guardas. Cléber afirma que haverá revista já na entrada da festa, com o auxílio de detector de metais, inclusive nas bolsas. “Vale ressaltar que não será permitido a entrada de garrafas de vidro no local”, adiantou.

O organizador contou que a Vara da Infância e Juventude estará no local e os jovens menores de 16 anos só poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. “Os adolescentes com idades entre 16 e 17 anos vão ter que apresentar documento oficial com foto”, assegurou.

Semana Municipal da Diversidade

3/8 Segunda-feira – Abertura oficial da Semana Municipal da Diversidade no auditório da Câmara Municipal de Betim, a partir das 18h.

4/8 Terça-feira – Pit stop da prevenção à DST, Aids e Hepatite Viral, às 9h, na Praça Tiradentes, Centro.

5/8 Quarta-feira – Cinema e Diversidade. Exibição do filme: “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, às 18h, no auditório da Câmara Municipal.

6/8 Quinta-feira – Entrega do 6º prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT/ MG 2015, às 15h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

7/8 Sexta-feira – Realização do 2° casamento Coletivo Homoafetivo de Betim, na Casa da Cultura Josefina Bento, às 18h.

8/8 Sábado – Feijoada da Diversidade, às 12h, na sede do Bloco Malagueta, Rua Raul Saraiva Ribeiro, 179, Angola.

9/8 Domingo – 14° Parada do Orgulho LGBT de Betim, na Av. Edméia Mattos Lazzarotti 

Fonte: Folha Vale do Paraopeba

Outras Notícias

PUBLICIDADE