Clique aqui para acessar o site da Revista Mineração.

 

NOTÍCIAS
Folha Vale do Paraopeba

A Zumba tem ganhado espaço nas academias de ginástica. A mistura de ritmos latinos e brasileiros ajuda na perda de até mil calorias por aula, tonifica o corpo, ajuda combater o estresse e, de quebra, dá aquela levantada na autoestima. São 50 minutos de requebrado ao som de salsa, funk, axé, merengue, entre outros estilos musicais. A cantora Claudia Leitte é adepta da modalidade e se tornou embaixadora da dança no Brasil. Os benefícios podem ser percebidos no corpo escultural da loira.

O estilo pode ter surgido em Miami, nos Estados Unidos, cidade onde a comunidade latina é enorme e a popularização ocorreu na internet. Em Betim, diversas academias oferecem a modalidade e as aulas são praticadas, em sua maioria, pelas mulheres. As idades são variadas, desde crianças a idosos. 

“Vi na TV que o estilo estava fazendo sucesso e, como já era professor de danças, fiz um curso para conhecer melhor e comecei a dar as aulas”, conta o educador físico, Eric Ralf da Costa, há três anos professor de Zumba. O ritmo intenso pede avaliação médica, como ele mesmo aponta. “Pessoas com problemas nas articulações precisam passar pelo médico antes”, ressalta.

Atividade física e diversão

As irmãs Cristiane de Cássia Batista e Daniele Aline Batista são alunas de Eric na academia UP Fitness, no bairro Angola, em Betim. Antes, praticavam musculação, até que resolveram experimentar, há três meses, o requebrado para se exercitar. “Eu morria de vergonha de dançar em público. Quando conheci a Zumba esqueci minha timidez e agora danço com o maior prazer”, conta Daniele que aceitou o convite da irmã para experimentar a dança. “E aqui a gente emagrece mexendo o corpo, em um ambiente agradável, aliviando o estresse e perdendo medidas. Eu estou adorando”, completa Cristiane.

Segundo Daniele, depois de três meses de aula, ela sentiu melhora na coordenação motora, perda de medidas no abdômen e mais disposição no dia a dia. “Antes eu morria para subir escadas. Hoje é muito mais tranquilo”. A irmã, Cristiane, também revela o que melhorou. “Já consigo dormir melhor. Chego em casa, tomo um banho e desmonto”, brinca.

Além da perda de peso, e de ter pernas, bumbum e abdômen tonificados, a autoestima de quem pratica também é beneficiada. “Tenho alunas que chegam até a mim e contam que tiveram um dia difícil. Mas, durante e após as aulas, tudo melhora, segundo elas mesmas”, revela Eric. Quem é avesso à musculação pode apostar na Zumba, afinal, o importante é não ficar parado.

Zumba nas redes sociais:

Instagram: @Zumba

Facebook: https://www.facebook.com/ZumbaFitnessBrasil

Youtube: https://www.youtube.com/user/lovezumba

Musa: A cantora Claudia Leitte é a embaixadora da Zumba no Brasil. A música “Larguadinho” é uma espécie de hino do estilo de dança que tem lotado as academias.

Fonte: Folha Vale do Paraopeba

Outras Notícias

PUBLICIDADE