Clique aqui para acessar o site da Revista Mineração.

 

NOTÍCIAS
Folha Vale do Paraopeba

Casa da Memória Maria da Conceição de Almeida é revitalizada

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, entregou à população a Casa da Memória Maria da Conceição de Almeida revitalizada, no bairro Bicas Velha. O trabalho realizado contemplou a pintura interna e externa da casa e a forração do teto com juta, entre outras melhorias, como a nova distribuição das alas de exposição.  Cerca de 100 pessoas participaram da cerimônia de entrega do espaço, em 20 de novembro.

Inaugurada em 2011, a Casa da Memória surgiu pelo empenho do Memorial São Joaquim, grupo dedicado ao resgate das memórias da cidade que reúne fotos, objetos e registros históricos de São Joaquim de Bicas. As salas agora são organizadas por temas como: música, ferramentas, cozinha, espaço do professor, entre outras. Esta foi a primeira vez que o espaço foi reformado.

Homenagem

Maria da Conceição de Almeida foi uma antiga moradora do imóvel onde está instalado o memorial. Na década de 1950, no local funcionava um mercado de secos e molhados, nome dado antigamente aos estabelecimentos onde diversos itens eram comercializados. O comércio era administrado por Maria da Conceição e o marido, Antônio Cândido de Almeida, e funcionou até 1998. Foi nesse ano que o casal de idosos não conseguiu mais administrar sozinho o negócio.  Maria Conceição morreu em agosto de 2002, e sua família ainda hoje vive em São Joaquim de Bicas.

Fonte: Folha Vale do Paraopeba

Outras Notícias

PUBLICIDADE